PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
1. Quero contratar um seguro de vida UNIVIDA. Como faço?
 
Fale com seu Corretor de Seguros ou entre em contato com a Univida Seguro de Pessoas. 

2. Meu boleto está em atraso. Como devo proceder?
 
Até o 10º (décimo) dia de atraso, seu boleto pode ser pago no banco cedente.
Caso o atraso seja superior a 10 (dez) dias, entre em contato com a FEALE (http://www.feale.com.br/) ou com nossa assessoria de cobrança, através dos telefones: 11 3522-4224 ou 11 3522-4227. Faça sua solicitação que encaminharemos seu pedido para que as providências sejam tomadas.

3. Não recebi meu carnê. Como solicito uma segunda via?

Fale com seu Corretor de Seguros ou entre em contato a Univida Seguro de Pessoas, por telefone ou e-mail.

4. Quero alterar a forma de pagamento do meu seguro de vida. O que devo fazer?

Se você deseja alterar a forma de pagamento de carnê para débito automático e tem conta no Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou Itaú, basta preencher a ficha “ Autorização para Débito em Conta Corrente” que consta em seu carnê. Enviar para seu Corretor de Seguros ou para a Univida Seguro de Pessoas (o endereço está no rodapé do site).
Caso queira alterar de débito automático para carnê, basta fazer a solicitação via carta, constando nome completo, RG, CPF, data, assinatura e dados bancários. Enviar para o seu Corretor de Seguros ou para a Univida Seguro de Pessoas.

5. Como faço para alterar meu endereço para correspondência?

Faça uma carta solicitando a alteração de endereço, constando nome, RG, CPF, data e assinatura. Enviar, via fax ou digitalizada por e-mail, para o seu Corretor de Seguros ou para a Univida Seguro de Pessoas.

6. Como solicito segunda via do meu certificado?

Fale com seu Corretor de Seguros ou faça uma carta solicitando 2ª via do certificado, constando nome, RG, CPF, data e assinatura. Enviar, via fax ou digitalizada por e-mail, para o seu Corretor de Seguros ou para a Univida Seguro de Pessoas.

7. Como altero os beneficiários do meu seguro de vida?

Faça uma carta de próprio punho constando nome, RG, CPF, novos beneficiários (listar todos), grau de parentesco e percentual de participação de cada um. Datar, assinar e enviar para o seu Corretor ou para a Univida Seguro de Pessoas (o endereço está no rodapé do site).

ASSISTÊNCIA FUNERAL

Se o seu seguro contemplar a garantia acessória de Assistência Funeral, ligue para 0800 770 9108 para a prestação dos serviços funerários.

Caso os serviços já tenham sido contratados, guarde todas as notas fiscais e entre em contato, através de telefone ou e-mail, ou fale com seu Corretor de Seguros para solicitação do reembolso.

Seguro de Vida e Acidente Pessoal

Para requerimento da indenização, fale com seu Corretor de Seguros ou entre em contato através do telefone ou e-mail.  
            
1. Quero alterar as garantias ou capitais que contratei. Qual o procedimento?

Fale com seu Corretor de Seguros ou entre em contato através do telefone ou e-mail.

2. Quero cancelar meu seguro de vida. Como devo proceder?

Fale com seu Corretor de Seguros ou entre em contato através do telefone ou e-mail.

3. A seguradora é obrigada a renovar o meu seguro?

Não. A seguradora, assim como os segurados, não está obrigada a renovar apólices após o final de vigência, devendo comunicar sua decisão de não renovação da apólice aos segurados e ao estipulante mediante aviso prévio de, no mínimo, 60 (sessenta) dias que antecedam o final de vigência da apólice.

4. As apólices de seguros de pessoas podem ser alteradas durante a sua vigência?

Sim. Entretanto, qualquer alteração nas condições contratuais em vigor deverá ser realizada por aditivo à apólice, com a concordância expressa e escrita do segurado ou de seu representante, ratificada pelo correspondente endosso.
Com relação aos seguros coletivos, qualquer modificação da apólice que implique em ônus, dever ou redução de direitos para os segurados, dependerá da anuência expressa de segurados que representem, no mínimo,  três quartos do grupo segurado.

5. O segurado pode contratar simultaneamente mais de um seguro de pessoas?

Sim. Não há limite para o valor da indenização, podendo o segurado contratar quantos seguros quiser. Cada seguradora efetivará a indenização de acordo com o valor do capital segurado constante de cada contrato.
Entretanto, é facultado à sociedade seguradora solicitar, quando da assinatura da proposta ou da solicitação de aumento do valor do capital segurado, para efeito de subscrição, informação ao proponente ou ao segurado quanto à contratação de outros seguros de pessoas com coberturas concomitantes.

6. Os menores de 14 (quatorze) anos podem fazer seguro de vida?

Para os menores de 14 (quatorze) anos é permitido, exclusivamente, o oferecimento e a contratação de coberturas por sobrevivência ou coberturas de riscos relacionadas ao reembolso de despesas como, por exemplo, as despesas com funeral ou despesas médicas, hospitalares e odontológicas decorrentes de acidente pessoal.

7. Não havendo nomeação de beneficiário na apólice de seguro, qual o procedimento a ser seguido à época do pagamento da indenização?

Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, a metade do capital segurado será paga ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária. Na falta desses, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência.

8. Existe algum tipo de atualização do capital segurado e do prêmio (contribuição) ao longo da vigência do seguro?

Sim. Os seguros de pessoas com vigência superior a um ano deverão conter cláusula de atualização anual de valores (prêmio e capital segurado), com base no índice geral de preços estabelecido nas condições gerais. Dessa forma, anualmente, os valores dos prêmios e dos capitais segurados devem ser atualizados pela variação do índice pactuado.

9. A concessão de aposentadoria por invalidez, por instituições oficiais de previdência, significa que tenho direito à indenização por invalidez no seguro de pessoas?

Não. A aposentadoria por invalidez concedida por instituições oficiais de previdência, ou assemelhadas, não caracteriza por si só o estado de invalidez nos seguros de pessoas, que deve ser comprovado através de declaração médica.

10. No caso de divergências sobre a causa, natureza ou extensão de lesões, bem como sobre a avaliação da incapacidade relacionada ao segurado, o que deve ser feito?

No caso de divergência sobre a causa, natureza ou extensão de lesões, bem como avaliação da incapacidade relacionada ao segurado, a sociedade seguradora deverá propor ao segurado, por meio de correspondência escrita, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da contestação, a constituição de junta médica.

IMPORTANTE:
1. No caso de seguro Empresarial, para o preenchimento do formulário, é obrigatório informar a assinatura e carimbo da empresa. Informar, també, a movimentação na qual será atendida.

2. Caso haja inclusão de um novo segurado na empresa, será preciso atentar-se para algumas informações: para capitais acima de 100.000,00 e apólice contributária - é obrigatório o preenchimento do cartão proposta sem rasuras, data e assinatura. Preencher, também, o DPS corretamente.